Auditoria Ambiental

A Auditoria Ambiental constitui o 2º Passo do Programa Eco-Escolas e visa não só um diagnóstico e levantamento de problemas a resolver, como também sugerir atividades ou áreas de intervenção prioritárias na escola, e ainda evidenciar os progressos obtidos.


Auditoria Ambiental
Análise dos resultados/Relatório

A auditoria ambiental realizada na ESS incidiu sobre cinco aspetos/temas, três obrigatórios – Resíduos, Água e Energia – e dois facultativos – Espaços Exteriores e Agricultura Biológica.
Para economia de tempo, os questionários foram construídos no drive do google, tendo sido lançados à comunidade escolar durante o mês de fevereiro.
Relativamente aos questionários dos alunos foram selecionadas turmas dos 10º, 11º e 12º anos de acordo com os professores que integram o Conselho Eco-Escola. Os questionários à comunidade foram enviados para os respetivos endereços de e-mail.
Da análise dos resultados podemos inferir que os alunos, habitualmente, separam, em casa, alguns resíduos e colocam-nos no ecoponto.


Das questões colocadas relativamente aos resíduos reciclados, as percentagens das respostas são todas superiores a 50%.






Quando analisamos os dados gerais dos resíduos, não percebemos como é atingido apenas o nível 2, uma vez que pelas respostas dos alunos está patente o hábito de separação dos mesmos.
Concluímos que esses hábitos não são transpostos para a escola, havendo, por isso, necessidade de atuação nesta área.
Verifica-se, ainda, que, relativamente à reciclagem de papel, existem algumas falhas relacionadas com o papel utilizado em fotocópias (não reciclado) e na inexistência de papelões em salas de aula e outras salas da escola.




Era conveniente melhorar este aspeto.
Em relação à água, verifica-se que os alunos têm noção/conhecimento que desperdiçar água é um mau hábito e inconveniente, pois é um bem essencial, havendo necessidade de o preservar. Isto pode verificar-se nas respostas relativas ao simples ato de lavar os dentes uma vez que a grande maioria dos inquiridos, 88%, referem manter a torneira do lavatório fechada enquanto escovam os dentes.


Se passarmos à análise global (escola), foram identificadas algumas falhas como, por exemplo, apenas alguns autoclismos de dupla recarga ou com garrafas cheias para reduzir a água das descargas; sem armazenamento de água para posterior utilização e inexistência de campanhas relacionadas com a água.


Pensamos que poderia existir uma campanha ou algo visível, alertando para a necessidade da preservação da água.

Relativamente ao tema “energia”, 68% dos alunos dizem ter o hábito de apagar a luz quando se ausentam da sala ou do quarto durante um longo período.


Em relação a desligar a televisão no comando, a maior percentagem refere que somente “às vezes” (36%) e “sempre” (34%) desligam a televisão.



No espaço escola, verifica-se que nem sempre as luzes dos corredores estão apagadas durante o funcionamento das aulas, as janelas e as portas exteriores não se encontram bem calafetadas, não são utilizadas lâmpadas de baixo consumo, os vidros não são duplos e a escola não utiliza energias alternativas.
Segundo estes resultados, torna-se imperioso que algo seja feito pois ir-se-ia reduzir o consumo de energia de origem renovável e não renovável.
Relativamente aos espaços exteriores, verifica-se que a opinião dos inquiridos é que deveria haver um melhor aproveitamento dos terrenos, como, por exemplo, a plantação de flores e espaços verdes com canteiros. Referem, ainda, que participarão numa campanha de limpeza ou embelezamento dos recreios da escola.


As ações sugeridas para tornar os recreios da escola mais interessantes e agradáveis passam pela decoração e pintura dos ecopontos pelos alunos, renovação de certos espaços, nova pintura e limpeza. Referem que o espaço escolar seria mais interessante e agradável se contasse com jardins decorados com uma variedade de plantas.
Sugerem ações de formação sobre reciclagem; mais atividades extracurriculares no espaço escolar; que cada turma, em cada semana, fosse responsável por verificar os recreios; incentivar os alunos a separar os resíduos através de atividades; lançar uma campanha para apanhar o lixo que existe na escola.
A agricultura biológica, de entre todos os temas, é aquela onde os valores são mais baixos.
Verifica-se pelas respostas dos alunos que o hábito de comprar produtos biológicos é bastante reduzido apesar de terem a noção de que estes são mais saudáveis, naturais, têm mais nutrientes, mais saborosos, sem químicos e aditivos prejudiciais.


A comunidade desconhece a existência de canteiros de plantas aromáticas na escola e campanhas relacionadas com agricultura biológica.




Sendo um tema que, segundo a opinião geral, dá origem a produtos mais saudáveis, cuidando melhor do ambiente, pois a utilização de químicos/fertilizantes deverá ser inexistente, seria uma mais valia apostar em atividades que induzissem ao consumo de produtos biológicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário