A Auditoria Ambiental constitui o 2º
Passo do Programa Eco-Escolas e visa não só um diagnóstico e levantamento de
problemas a resolver, como também sugerir atividades ou áreas de intervenção
prioritárias na escola, e ainda evidenciar os progressos obtidos.
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Auditoria Ambiental
Análise dos resultados/Relatório
A auditoria ambiental
realizada na ESS incidiu sobre cinco aspetos/temas, três obrigatórios –
Resíduos, Água e Energia – e dois facultativos – Espaços Exteriores e
Agricultura Biológica.
Para economia de tempo, os
questionários foram construídos no drive
do google, tendo sido lançados à comunidade escolar durante o mês de fevereiro.
Relativamente aos
questionários dos alunos foram selecionadas turmas dos 10º, 11º e 12º anos de
acordo com os professores que integram o Conselho Eco-Escola. Os questionários
à comunidade foram enviados para os respetivos endereços de e-mail.
Da análise dos resultados
podemos inferir que os alunos, habitualmente, separam, em casa, alguns resíduos
e colocam-nos no ecoponto.
Das questões colocadas
relativamente aos resíduos reciclados, as percentagens das respostas são todas
superiores a 50%.
Quando analisamos os dados
gerais dos resíduos, não percebemos como é atingido apenas o nível 2, uma vez
que pelas respostas dos alunos está patente o hábito de separação dos mesmos.
Concluímos que esses hábitos
não são transpostos para a escola, havendo, por isso, necessidade de atuação
nesta área.
Verifica-se, ainda, que,
relativamente à reciclagem de papel, existem algumas falhas relacionadas com o
papel utilizado em fotocópias (não reciclado) e na inexistência de papelões em
salas de aula e outras salas da escola.
Era conveniente melhorar
este aspeto.
Em relação à água,
verifica-se que os alunos têm noção/conhecimento que desperdiçar água é um mau
hábito e inconveniente, pois é um bem essencial, havendo necessidade de o
preservar. Isto pode verificar-se nas respostas relativas ao simples ato de
lavar os dentes uma vez que a grande maioria dos inquiridos, 88%, referem
manter a torneira do lavatório fechada enquanto escovam os dentes.
Se passarmos à análise
global (escola), foram identificadas algumas falhas como, por exemplo, apenas alguns
autoclismos de dupla recarga ou com garrafas cheias para reduzir a água das
descargas; sem armazenamento de água para posterior utilização e inexistência
de campanhas relacionadas com a água.
Pensamos que poderia existir
uma campanha ou algo visível, alertando para a necessidade da preservação da
água.
Relativamente ao tema
“energia”, 68% dos alunos dizem ter o hábito de apagar a luz quando se ausentam
da sala ou do quarto durante um longo período.
Em relação a desligar a
televisão no comando, a maior percentagem refere que somente “às vezes” (36%) e
“sempre” (34%) desligam a televisão.
No espaço escola,
verifica-se que nem sempre as luzes dos corredores estão apagadas durante o
funcionamento das aulas, as janelas e as portas exteriores não se encontram bem
calafetadas, não são utilizadas lâmpadas de baixo consumo, os vidros não são
duplos e a escola não utiliza energias alternativas.
Segundo estes resultados,
torna-se imperioso que algo seja feito pois ir-se-ia reduzir o consumo de
energia de origem renovável e não renovável.
Relativamente aos espaços
exteriores, verifica-se que a opinião dos inquiridos é que deveria haver um
melhor aproveitamento dos terrenos, como, por exemplo, a plantação de flores e
espaços verdes com canteiros. Referem, ainda, que participarão numa campanha de
limpeza ou embelezamento dos recreios da escola.
As ações sugeridas para
tornar os recreios da escola mais interessantes e agradáveis passam pela
decoração e pintura dos ecopontos pelos alunos, renovação de certos espaços,
nova pintura e limpeza. Referem que o espaço escolar seria mais interessante e
agradável se contasse com jardins decorados com uma variedade de plantas.
Sugerem ações de formação
sobre reciclagem; mais atividades extracurriculares no espaço escolar; que cada
turma, em cada semana, fosse responsável por verificar os recreios; incentivar
os alunos a separar os resíduos através de atividades; lançar uma campanha para
apanhar o lixo que existe na escola.
A agricultura biológica, de
entre todos os temas, é aquela onde os valores são mais baixos.
Verifica-se pelas respostas
dos alunos que o hábito de comprar produtos biológicos é bastante reduzido
apesar de terem a noção de que estes são mais saudáveis, naturais, têm mais
nutrientes, mais saborosos, sem químicos e aditivos prejudiciais.
A comunidade desconhece a
existência de canteiros de plantas aromáticas na escola e campanhas
relacionadas com agricultura biológica.
Sendo um tema que, segundo a
opinião geral, dá origem a produtos mais saudáveis, cuidando melhor do ambiente,
pois a utilização de químicos/fertilizantes deverá ser inexistente, seria uma
mais valia apostar em atividades que induzissem ao consumo de produtos
biológicos.
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